Semana Nacional da Pessoa com Deficiência 2023

25/08/2023
09:25:59

Durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência 2023, comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto, a Apae Aracaju realizou uma série de atividades junto aos assistidos. Essa semana foi criada pela rede Apae em 1963, mas foi em 2017 que ela foi instituída nacionalmente através de um Projeto de Lei. 

Este ano com o tema “Conectar e somar para construir inclusão” os usuários da Apae Aracaju participaram de atividades esportivas, apresentações artísticas e folclóricas, além de ações de engajamento social que tinham como objetivo chamar a atenção da população para a causa. 

No dia 21 os usuários da instituição apresentaram a capoeira na Escola Municipal do Dezoito do Forte. Na terça a atividade pela manhã foi no Kartódromo Emerson Fittipaldi em parceria com o Alfa Kart. Pela tarde a programação contou com a participação da equipe da Federação das Apaes de Sergipe em uma palestra com tema “Reconectando com a nossa essência: o que é a Apae?”. 

Na quarta-feira (23), foi a vez dos usuários realizarem uma caminhada no centro da cidade. Com faixas e no meio da multidão, eles pediam por visibilidade, melhorias e inclusão. No período da tarde, o autodefensor da instituição e da Federação Estadual, Fábio Nascimento, participou da plenária promovida pela Deputada Estadual, Linda Brasil, para discutir sobre o orçamento público. Além disso, um grupo de assistidos esteve no Centro de Referência de Assistência Social (CRÁS) do Bairro Industrial para uma apresentação de Reisado. 

Valdicelia Silva, mãe do assistido Marcos Daniel, participou de todas as atividades. Acompanhada do filho, ela diz que essas atividades são de extrema importância e que devem ser incentivadas não só durante a Semana da PCD mas durante todo o ano. “Eu vi de perto todas as atividades que os meninos realizaram. Foram preparadas com muito carinho e atenção pela equipe. Daniel amou participar de todas elas. Essas ações proporcionam momentos únicos e incluem eles em atividades que muitas vezes eles não são lembrados ou por algum motivo não participam.”, comenta a mãe.